segunda-feira, 22 de março de 2010

A ESCOLINHA

A ESCOLINHA

A escolinha de Futebol do Grêmio FBPA, fundada em 06 de abril de 1969, mantém seus propósitos originais, agregando estes objetivos de descobrir talentos, formar atletas e cidadãos. Desenvolve suas atividades no Centro de Treinamento Parque Cristal, situado na zona sul de Porto Alegre.

Atende uma demanda de cerca de 1.200 alunos na Área de iniciação e 120 atletas na Área de Formação e um público de aproximadamente 140 mil pessoas que freqüentam o local no período de atividade da escolinha, que se extende de março a dezembro.

HISTÓRIA

Tudo começou numa tarde de 1968, quando o Dr. Joubert Motta Pereira, então Diretor do Departamento de Atletismo do Grêmio, viu alguns meninos pequeninos e desorientados, correndo atrás de uma bola como se estivessem com a imaginação fixa de estarem jogando uma partida de futebol.

Ele sentiu que o prazer de jogar bola estava não só na mente, mas, também, no sangue dos garotos desde pequenos. Sentiu, também, que o prazer de jogar futebol poderia alcançar aqueles com idade inferior a 12 ou 13 anos. Na época, essa era a idade limite para o início da prática esportiva de futebol de campo (antigamente chamados MIRINS), mas, para tanto seria necessária a formação de uma escolinha de futebol.

Apareceram mais ou menos 50 meninos, porém nem todos eram gremistas, o que causou surpresas e desentendimentos.

Torcedores mais fervorosos não entendiam como o Grêmio aceitava jovens com outra paixão clubística em seu meio. A tentativa ficou um pouco arranhada, pois os guris chegavam a discutir e brigar entre si, de um lado os gremistas, de outro os colorados.

Entretanto a idéia de criar uma escolinha de futebol não saia da cabeça de Joubert. Seu sentimento foi robustecido, ainda mais, ao ler em uma das revistas de maior circulação da época, uma reportagem sobre a formação de uma escolinha de futebol por parte do Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Aquilo foi definitivo e o plano de criar uma escolinha de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, para meninos com a idade a partir dos sete (7) anos era um objetivo a ser alcançado.

Foi assim que, em dezembro de 1968, Joubert Motta Pereira, então Vice-Presidente de Atletismo, convicto, levou a idéia ao recém empossado Presidente do Grêmio, Dr. Flávio Obino e ao Vice-Presidente de Futebol Amador, Sr. Felinto Araújo dos Santos. Com fortes argumentos de que o quadro social seria enriquecido pela presença das mães que junto de seus maridos viriam assistir os jogos de seus filhos e promissores atletas, e de que os recursos financeiros necessários para a manutenção da escolinha viriam dos próprios pais dos atletas, Joubert teve apoio confirmado.

Em março de 1969, Joubert começou a colocar em prática sua idéia. Para tanto contou com o apoio dos jornalistas Jodoé Souza e Jesus Afonso que passaram a divulgar nos jornais da época, Folha Esportiva e Diário de Notícias, o surgimento da Escolinha de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, destinada aos filhos dos sócios e funcionários do clube.

Também contou com o apoio da funcionária Ana Maria Barreto Costa Barrela, carinhosamente chamada de “Portuguesa” que colocou todo seu empenho e desprendimento para dar informações aos interessados em fazer as inscrições.

Chegou-se a 196 inscrições, o que demonstrou o acerto de sua idéia e persistência. Isto obrigou o Patrono da Escolinha, Joubert Motta Pereira, a cercar-se de colaboradores para levar a frente seu projeto. Com o auxílio do técnico de futebol e funcionário do Grêmio, Júlio Arão Soares da Silva e do Nilson Pereira da Cunha, como Diretor da Escolinha, foi escolhido o dia 7 de abril de 1969, para início das atividades da Escolinha de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, data que, aliás, foi oficializada como a da sua fundação.

A idéia de formar uma escolinha de futebol para meninos com idade a partir dos sete anos e fazer com que o campo “Carecão”, como era chamado o campinho que ficava atrás do estádio, ficasse lotado de atletas e pais numa integração de muita participação e brilho da família gremista, foi exitosa. As coisas, porém, não iriam ficar por ali. O sucesso da Escolinha foi tão grande que no ano seguinte o número de inscrições chegou a 457, levando a Diretoria a criar um Círculo de Pais, Diretores e Técnicos (CPDT), onde a participação dos pais e demais colaboradores foi de fundamental importância para o prosseguimento da Escolinha, em virtude do crescente aumento de demanda.

É claro que foi de fundamental importância a divulgação feita pelos jornais da época que também abraçaram a idéia. Principalmente porque sendo o comprovante de matrícula, aliado ao bom desempenho escolar, foi uma das exigências para inscrição e permanência na Escolinha, os Atletas se viam obrigados a estudar para jogar na Escolinha.

Além do fato de ter que estar matriculado na rede de ensino, para jogar na Escolinha, criou-se um desafio, ser ATLETA NOTA DEZ, que alcança quem obtiver notas iguais ou superiores a oito (8). Hoje, este processo tem o nome de Projeto Atleta Nota Dez.

ATUALMENTE


Nos dias atuais, a Escolinha de Futebol do Grêmio mantém seus propósitos originais, agregando a estes, os objetivos de formar cidadãos, iniciar atletas e descobrir talentos. Atende uma demanda de cerca de 1.000 Atletas e um público de aproximadamente 3.000 pessoas que freqüentam o Centro de Treinamento do Cristal, local onde se congregam as atividades do futebol de iniciação tricolor, situado na Zona Sul de Porto Alegre, mais precisamente, na frente do Barra Shopping.

A sustentação da Escolinha de Futebol além das inscrições e mensalidades recebidas pelo CPDT, contam também com a valorosa colaboração da equipe de Patrocinadores – pessoas físicas e jurídicas de elevado espírito, que subsidiam 66 equipes ao longo de todos os campeonatos atualmente formulados, e de Colaboradores, cuja importância é vital pelo fabuloso empenho que demandam na organização e realização dessas competições.

A DIRETORIA


2 comentários:

  1. gremio é muito bom
    to procurando uma escolinha de futebol do gremioem canoas/RS

    ResponderExcluir
  2. to procurando uma escolinha de futebol femonino em viamão/Rs

    ResponderExcluir